Post 01 - Alexisonfire, a filosofia, o som, o quinteto e seu caminho.

|
Dart, Wade, George, Jordan, Dallas.


Uma breve apresentação
Post número 01, ou seja, de estréia da minha mais-nova-dor-de-cabeça.
Se você nunca ouviu Alexisonfire e está só de passagem, não hesite em ouvir.

Meu nome é Marcel Scognamiglio, e conheci o Alexisonfire ha algum tempo.
Sempre senti necessidade de saber mais sobre a banda e ao mesmo tempo que ela continuasse fora dos holofotes onde ela sempre foi pura. O mais longe possível do modismo.
Afinal, muitas das bandas que eu passava temporadas ouvindo, me decepicionava quando por fim assinavam com gravadoras maiores e acabavam por esquecer o passado que quase sempre fazia tão bem aos fãs.
No entanto, o Alexisonfire não seguiu por ai. Algum deles, ou talvez todos, bateram os pés e continuaram a impor cada colcheia das músicas do seu jeito, e assim, o que ja era bom, amadureceu. E o que é melhor: sem perder a essência.

Enfim, espero ser útil - pelo menos mais do que os sites que tentam traduzir com tradutores em framework as informações da banda. [last.fm e derivados]

O Blog trará de forma modesta, simples e direta informações sobre a banda originada na província de Ontário no Canadá, chamada Alexisonfire- de forma em que desafia os padrões desde o principio.


Formação Atual
George Logan - na explosão dos vocais.
Wade Mcneil - na guitarra solo e nos backs.
Chirs Dart - no baixo.
Jordan Hastings - na bateria e percussão em geral.
Dallas Green - na voz lírica, melódica, ou como queira.
* Jesse Ingelevics - antigo baterista.

A banda dos Extremos
A banda tem um estilo punk com levadas de hardcore na bateria e guitarra, gênero que nunca alcança os holofotes da "main stream" e assim permanece no underground por muito tempo, amadurencendo e sobrevevivendo, é esse um dos diversos fatores torna o quinteto de St. Catharines tão inusitado e especial.

A Filosfia e o som.

Depois do lançamento do primeiro álbum em estúdio, o que custou tempo e dedicação, o caminho da banda estava demarcado: "Fazer música da maneira deles" e foi assim que nasceu a filosofia Alexisonfire para os nossos ouvidos. Trilharam aos poucos o caminho para que o sucesso - da maneira mais vantajosa, viesse, não por um acidental olhar sobre eles de um produtor devoto a ajudar pobres crianças a fazer sucesso, e sim, por terem conquistado cada centímetro do espaço com a mais pura mensagem musical, ora perfeita para um bárbaro bate-cabeça em que você entra sem ouvir sequer a letra, ora para apreciadores de poesia.

"Esta é música para ambos os lados do cérebro. No seu ouvido esquerdo, os vocais emotivos e melódicos de Dallas, acrescidos das sentenças diabolicamente doces de Wade, falam de impulso e introspecção. No seu ouvido direito, George oferece o testemunho de uma alma torturada e vocais energéticos, poderosos e sincopados que se contrapõem – um casal de anjos e demônios de desenho animado sentados em seus ombros, proporcionando duas muito díspares interpretações da mesma mensagem musical." Trecho do site oficial.

"Isso tudo aconteceu tão rápido. É o tipo da coisa que explodiu nas nossas faces e só nos faz querer fazer rock mais e mais" Disse o baterista Jesse Ingelevics.

A Trilha do Quinteto.
Apesar dos membros da banda estarem juntos apenas desde 2001, todos eles já tem histórias em outras bandas. Dallas e Wade - os dois guitarristas, tocavam juntos na banda Plan 9, e Dallas Green também se dedicava como guitarrista e cantor na Helicon Blue.
Ja George Petit, por sua vez, vivia uma nova experiência comparando com a antiga passagem pelo Condemning Salem em que ele era baixista. A banda fazia um som tech-metal. Após recrutar o baixista Jesse Ingelevics e o baixista Chris Dartl, eles perceberam que aquilo tudo soava diferente.

Nos bastidores de um estilo sem compromisso de fazer música, o Alexisonfire então surgiu.

Com Green e Wade Macneil segurando nos vocais e nas levadas, George teve todo o espaço que precisava para desparar sua agressividade nas letras e nos berros.

O nome, é algo que intriga tanto os fãs pela ótima apelação de certa forma até musical de como soa em nossos lábios. Ele teve origem em certa vez que Jesse e Dart viam um documentário em que passava a históra de uma stripper em Nevada que fazia contorcionismo com o nome que futuramente pertenceria a banda. A idéia parece desconfortável, mas parece que ambos ao verem não deram a mínima. "Isso da um bom nome" soltou Jesse. Mas tarde, ja com o reconhecimento, o episódio quase gerou um problema legal. Ela escreveu para o Web-master da banda dizendo: "Boa sorte com a procura de um novo nome, você não poderá usa-lo daqui para frente." Por sorte o fato não foi levado a sério ja que a pobre contorcinista não tinha o nome registrado.

Com o nome escolhido, os membros podiam começar a compor, tocar ao vivo e gravar uma demo.

Não demorou para que a banda chamasse a atenção. E logo chamou a de Greg Below, um produtor musical consagrado e de um jornalista de Montreal Mitch Joel, que estavam na companhia para gravação na Distort Entertainment, que procurava por novos artistas.

Entre as matérias divulgadas por criticos se vê que o album de estréia da banda impressionou.

"Eu acho que o fato da garotada contar uns para os outros sobre a gente foi algo muito importante" Disse George a Heather Adler do Chartattack.com.

O Fim do anonimato.

"Nós vamos passadando por cidades mais de uma vez e da pra notar uma grande diferença quando vamos nas próximas vezes. A internet nos ajudou basntante também, por que é lá que todas essas pessoas de países perdidos no mapa que não nos conhece sabe cantar nossas musicas."

Apesar do material facilmente acessível, com a ajuda dois novos meios de comunicação. O Alexisonfire se manteve num degrau diferente das bandas que surgiam na época, e usavam letras mais melódicas e eram chamados de emo. É claro que o título pode ser eiquetado na banda, graças aos vocais de Dallas, no entanto, com a magnífica força do ataque vocal de George, o Alexisonfire superou todas as "tags", e mostrou que não tocava um gênero equivalente a época, e sim, um novo e surpreendente estilo de fazer música.

Com o lançamento de 44 Caliber Love Letter e seu arranjo de introdução, e a estréia de Pulmonary Archery nas radios. Mesmo com alegações um tanto humildes de Green: "Nós não estamos fazendo nada novo, mas eu gosto de pensar que colocamos nossas próprias loucuras nas músicas. Somos um banda de Scream Rock!", ficava cada vez mais difícil de ignorá-los

Os 18 meses que o Alexisonfire gastou na estrada dando força a seu álbum de estréia, claramente deixou a banda mais focada, sem exageros, nem exceções. Os membros da banda reconheceram que muitas das canções em sua estréia tinha sido primeiros projetos. Desta vez, iriam aperfeiçoar os "projetos", e conseguiram aproveitar a agressão e deixar de fora a emoção, e assim nasceu o conhecido e tão aclamado "Watch Out!".


"Este álbum, eu acho, que as pessoas esperariam em nosso terceiro, devido à melhoria ", disse Ingelevics para o truepunk.com.

"Nós estamos na estrada para melhorar ainda mais. Isso se deve também, à temos um grande produtor, Julius Butty. Nós aprendemos a tocar o que gostamos de tocar".

O Watch Out, vendeu bem. Atingindo o numero 20 no billboard.

Prêmios Importantes

Canadian Independent Music Award, Melhor vídeo para "Pulmonary Archery," 2002;
Juno Award, New Group of the Year, 2005.

1 comentários:

Lyv Jericho disse...

Obrigado por este blog maravilhoso. Coloquei o link no meu fotolog, caso algúm problema, me avise okay? :* Lyv.

[fotolog.com/jericholyv]